Educação municipal de Conceição da Aparecida entre as melhores do Estado

Publicado em 20/01/2019 - educacao - Da Redação

Educação municipal de Conceição da Aparecida entre as melhores do Estado

Entre os 763 municípios do Estado avaliados, Conceição da Aparecida está na posição 28 no ranking de eficiência, quase atingindo a nota máxima. De acordo com o levantamento, a educação municipal de Conceição da Aparecida foi avaliada como sendo uma das melhores do Estado de Minas Gerais e a melhor da região.

O Atlas da Eficiência compara a gestão pública entre municípios de um mesmo Estado, traduzindo-a em números e permitindo verificar quais são mais ou menos eficientes em diferentes setores. No caso da Educação, levando em conta os insumos empregados no ensino fundamental, são observados critérios como valor investido por aluno, nível de esforço docente, número de servidores disponíveis, retenção escolar, aprovação e proficiência.

ENTENDA O ÍNDICE DE EFICIÊNCIA

O Índice de Eficiência (iEfi) é dividido em quatro patamares: Ineficiência Extrema (0 a 0,599); Ineficiência Crítica (0,600 a 0,799); Ineficiência Moderada (0,800 a 0,999) e Eficiência (1). O cálculo classificatório é feito a partir da comparação entre unidades produtivas, sendo a principal metodologia utilizada nomeada de Análise Envoltória de Dados (DEA). A partir desse método, é possível estimar índices de eficiência de unidades produtivas, utilizando múltiplos insumos e produtos.

“Quando assumimos a administração pública do município os veículos estavam abandonados, a infraestrutura de forma geral em péssimas condições e as avaliações ruins. Hoje, estamos com 90% da frota renovada, os prédios escolares sendo reformados e ampliados. Municipalizamos a creche e estamos construindo uma nova creche. E as novas avaliações demonstram que as coisas mudaram e para muito melhor. Temos uma equipe competente, bons profissionais e uma população escolar fantástica. Parabéns a todos”, disse o prefeito Ruberval José Gonçalves.