Sede própria da Câmara Municipal de Cabo Verde: um sonho realizado

Publicado em 09/12/2018 - legislativo - Da Redação

Sede própria da Câmara Municipal de Cabo Verde: um sonho realizado

A reunião de segunda-feira (03/12) foi de muita alegria para os vereadores. Entre vários assuntos discutidos e projetos aprovados, destaque para o projeto de Lei 2093/18, que autorizou o Poder Executivo a transferir por doação ao Poder Legislativo o prédio onde está a instalada a Câmara Municipal. Uma grande conquista para os vereadores, em especial para o edil Clayton Ulisses de Paula, que há 9 meses atua como “presidente tampão”, ocupando a cadeira deixada pelo vereador Adriano Lange, que atualmente é o Secretário de Governo.

Adquirir a sede própria da Câmara sempre foi um sonho antigo de todos os vereadores que já passaram pelo Legislativo, que lutaram e não conseguiram esta grande conquista.

Em sua primeira gestão como vereador, Clayton, conhecendo a história, entrou em contato com o ex-prefeito Cláudio Siqueira (“Tatu”), que com o seu apoio, demais lideranças da comunidade, dos colegas vereadores, da assessoria jurídica e servidoras da Câmara que não mediram esforços e durante todos estes meses, buscaram providências, atrás da documentação necessária para a regularização deste tão grande sonho.

O trabalho foi minucioso, com empenho. Depois de tudo pronto, foi feito um “pré-projeto” que foi apresentado ao prefeito Edson Ferreira, que abraçou a causa e também deu total apoio.

Com todos os trâmites legais, o Poder Legislativo passa a ter sua sede própria a partir da reunião da última segunda com a aprovação do projeto sem emenda pelos edis presentes: Clayton, Roque Dias, Vitor Megda, Reginho, Luís Abílio, Juscelino de Souza e Vanderlei Braga.

Orgulhoso, Clayton ressaltou que o prédio foi construído em 1978 através da gestão do Prefeito Duvivier da Silva Passos (“Viézinho”), seu avô (pai de sua mãe). Destacou que há 40 anos a Câmara estava usando o prédio “emprestado”, sem pagar aluguel. Entre os vereadores da atual legislatura, o edil Roque Antônio Dias fazia parte da gestão de 78, ficando feliz por estar atuando como vereador neste momento histórico da Câmara Municipal.

Os vereadores cumprimentaram o presidente Clayton pelo grande mérito em alcançar em pouco espaço de tempo do seu mandato, esta grande conquista.


SOLENIDADE DE HONRARIAS - Na segunda-feira (10/12), será realizada sessão solene de entrega de Títulos de Cidadania Caboverdense e Honra ao Mérito, quando serão homenageadas pessoas ilustres que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.

A cerimônia será realizada no Salão Nobre “Luiz Ornelas de Podestá”, no edifício da Câmara Municipal, a partir das 19 horas.

De acordo com as resoluções 010 e 011/2018, foram aprovados por unanimidade, os seguintes nomes:


TÍTULO DE CIDADANIA 

CABOVERDENSE:

- Eluiza Flávia Ferrreira (indicada pelo vereador Ronaldo Roberto dos Reis);

- Hanaly de Sousa Dias e Souza (indicada pelo vereador Juscelino Tereza);

- Marcelo Luiz Elias Gonçalves (indicado pelo vereador Redno Alexandre da Silva).


PLACA DE HONRA AO MÉRITO:

- Antônio Marcolino de Oliveira (indicado pelo vereador Roque Antônio Dias);

- Célio Marcelino (indicado pelo vereador Vitor Espedito Megda);

- João Batista dos Santos (indicado pelo vereador Luís Antônio Abílio);

- Neusa de Fátima Vilela (indicada pelo vereador Vanderlei Aparecido Braga);

- Romeu de Sousa (indicado pelo vereador Luiz Carlos Ribeiro);

- Silas de Paula (indicado pelo vereador Clayton Ulisses de Paula).