Unidades de saúde de Poços registram aumento na procura da vacina contra a febre amarela

Publicado em 18/01/2018 - saude - Da Redação

Unidades de saúde de Poços registram aumento na procura da vacina contra a febre amarela

A notícia do registro de novos casos da doença este ano no Brasil, e a recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde, para a inclusão de todo o Estado de São Paulo como área de risco da doença fez muitos moradores de Poços irem as salas de vacinação nesta quarta, 17. “É muito importante este cuidado e como vou viajar para o exterior e lá exige a vacina, vim hoje tomar a dose”, disse a bacharel em Direito, Rosana Togni.

A comerciante Andriely Ferreira, também fez questão de procurar a sala de vacinação logo cedo. “Eu vim por causa da febre amarela e acabei tomando também a antitetânica, a triviral e a contra hepatite. Foi muito bom porque já atualizei o cartão”.

Na sala de vacina da unidade básica de saúde do bairro São Jorge, o movimento já aumentou cerca de 60%. “As pessoas estão procurando a vacina contra a febre amarela mas aí chegam aqui e já aproveitam para tomar outras vacinas, então é uma boa oportunidade também para atualizar a vacinação contra outras doenças”, afirmou a auxiliar de enfermagem Ana Zélia Modesto Ferreira.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação, para a faixa etária dos 9 meses aos 59 anos. Existem situações em que a vacina pode e deve ser prescrita para pessoas com mais de 59 anos e nestes casos é importante procurar orientação médica. “Poços está muito próxima do estado de São Paulo então é fundamental que quem não tomou nenhuma dose ao longo da vida, que procure uma sala de vacinação para isso. Na dúvida, a gente orienta que a pessoa leve o cartão de vacinação para que seja verificada pela equipe de saúde, a necessidade de tomar ou não, a vacina”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro.

Em Poços, está sendo aplicada a dose inteira da vacina, suficiente para toda a vida. A cobertura vacinal do município é considerada alta, por causa da vacinação intensificada em 2017, depois que um macaco foi encontrado morto na região da Cascatinha e o resultado de exames feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comprovou que a morte do animal foi causada pela febre amarela, entretanto, não houve registros de casos da doença em humanos no município. Na ocasião, mais de 50 mil pessoas foram vacinadas. No município, são 21 salas de vacinação, nas unidades básicas de saúde e abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.


SALAS DE VACINA:


1. UBS CENTRO RUA PERNAMBUCO , Nº 495 CENTRO 

2.PSF CASCATINHA AV. SANTO ANTONIO, 245 CASCATINHA 

3.UBS SÃO JORGE AV. ANTONIO TOGNI, Nº 2055 VILA CRUZ 

4. UBS COUNTRY CLUB RUA JOSÉ MENDONÇA 150A JD. COUNTRY CLUB 

5.PSF PONTO DA CASCATA RUA VICENTE MIRANDA, Nº229 MARCO DIVISÓRIO 

6. PSF ESPERANÇA II RUA LÁZARO DE LIMA, Nº 280 PQ. ESPERANÇA 

7. UBS REGIONAL SUL AV. ANTONIO MARINONI, Nº 125 SÃO SEBASTIÃO I 

8. PSF KENNEDY I RUA PIRITA Nº 116 JD. KENNEDY I 

9. PSF KENNEDY II RUA ESTANHO No 195 JD. KENNEDY II 

10. PSF QUISSISANA RUA GENI VILAS BOAS TARDELLI, No 50 SÃO JOSÉ 

11. PSF STA ROSÁLIA PÇA DR. ANTENOR DAMINI, Nº 233 SANTA ROSÁLIA 

12. PSF VILA NOVA RUA ANTONIO PEREIRA GUIMARÃES, Nº 299 VILA NOVA 

13. PSF DOM BOSCO I RUA FRANCISCO CANTOS DAVO S/N JD. FORMOSA 

14. PSF NOVA AURORA RUA BENEDITA COSTA LUCAS, Nº 60 JD. IPÊ 

15. PSF JD. SÃO PAULO RUA JAGUARI , 15 JD. SÃO PAULO 

16.UBS REGIONAL LESTE RUA CECILIA FISHELA, S/N ESTÂNCIA SÃO JOSÉ 

17. PSF SANTA AUGUSTA RUA RUA PROF. NICOLINA BERNARDES,230 SANTA AUGUSTA 

18. PSF PQ PINHEIROS RUA VICTOR EMANUEL IMESI, S/N PQ. PINHEIROS 

19. PSF ITAMARATY AV. MARIA RITA LOPES PONTES , No 380 ITAMARATY III 

20. PSF SÃO JOSÉ RUA PROFESSORA LOURDES MOURÃO, S/N CENTENÁRIO 

21. PSF CAIO JUNQUEIRA RUA MANGUEIRA, 262