Início Região Padrão Usina Monte Alegre inaugurou sistema de geração de energia

Usina Monte Alegre inaugurou sistema de geração de energia

E-mail Imprimir PDF
944-06cO importante momento para a Usina Monte Alegre, através do Grupo Adecoagro, aconteceu na última quarta-feira, 08, com a presença de diretores da empresa, representantes da Cemig, empresários e convidados. Na ocasião, foi feita a entrega das instalações do sistema de geração e inaugurada uma linha de transmissão que liga a Usina até a Subestação de Areado.
944-05



SOLUCIONADO UM PROBLEMA CHAVE – O diretor comercial da Cemig e presidente da Efficientia, Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga, ressaltou que a conquista atinge a Usina Monte Alegre, Cemig e sociedade como um todo. Até porque é a realização de um projeto que vem sendo desenvolvido desde a criação da diretoria comercial da Cemig em 2007. Naquele ano, foi realizada uma reunião com a presença de todos os empreendedores do setor de produtor de açúcar e álcool. Foi verificada a existência de vários motivos para que fosse feita uma parceria entre a Cemig e o setor. Ou seja, parceria na geração de energia, na conexão, na construção da linha que liga a térmica com o sistema e na comercialização de energia. Na Usina Monte Alegre, com a participação do grupo Adecoagro, duas dessas parcerias foram viabilizadas. Foi firmada a compra do excesso de energia pela Cemig. E através da Efficientia, subsidiária integral da Cemig, foi viabilizada a conexão (através de uma linha de 69 kv) para a energia fosse exportada da térmica para o sistema interligado nacional.
Alvarenga destaca que a conquista representa um forte apoio da Cemig para o setor sucro-energético. Lembra que a falta de uma linha de conexão era um problema chave do setor. A parceria com a Cemig possibilitou a concretização desta operação.
O diretor comercial da Cemig confessou sua emoção por ter conferido de perto a hospitalidade mineira, valorizando a recepção na Usina Monte Alegre. E também pela evolução do setor de produção de açúcar e álcool para uma nova dimensão. Além disso, o povo mineiro está acompanhando o processo de uma forma espetacular atingindo a fronteira do conhecimento. “Vejo o povo mineiro crescendo e o setor sucro-energético também se profissionalizando e ganhando uma dimensão totalmente nova”, disse.

944-04USINA AVANÇA NAS AÇÕES – O diretor da Usina Monte Alegre, Marcelo Vieira, declarou que a conquista concretizada representa um passo muito importante na busca de maior eficiência na indústria. Será possível iniciar a exportação da energia gerada a partir do bagaço de cana. Trata-se de uma energia renovável e sustentável que vai abastecer toda a região ao redor da usina. Segundo os cálculos da Cemig, será uma energia suficiente para abastecer 120 mil consumidores residenciais. Serão 60 mil mega watts hora/ano. Além disso, representa um muito importante dentro da política da Adecoagro de ter sempre as operações mais eficientes e mais competitivas possíveis em cada região. A Adecoagro produz açúcar e álcool no Sul de Minas; Açúcar, álcool e energia no Mato Grosso do Sul; café, algodão, soja e milho na Bahia; grãos, leite, arroz e carne na Argentina. “A Adecoagro tem como estratégia principal ser a produtora com maior eficiência e menor custo em cada região onde atua”, disse.
Marcelo Vieira lembra que a usina começou a produzir açúcar em 1933. O diretor destacou o esforço gigantesco da equipe para construir a caldeira e geradores no prazo recorde de 06 meses. Normalmente, a obra exige um tempo de 10 a 12 meses. Neste ano, a expectativa é de safra recorde de 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Ou seja, existe a perspectiva de bons resultados para a empresa e todos os seus colaboradores.
O diretor ainda comentou que Minas Gerais está despontando como um dos estados produtores de álcool e açúcar mais importantes do país. Isto está sendo possível, segundo ele, apesar do setor não ter muito apoio do governo do Estado que cobra o maior ICMS do álcool.
Indagado sobre a crise econômica mundial, Marcelo revelou que o setor está passando por uma fase difícil porque investiu muito. E muitas empresas investiram sem estar propriamente capitalizadas. Mesmo assim, existe a confiança de que as dificuldades serão passageiras. No caso da Usina Monte Alegre, foi seguida uma estratégia mais prudente, com a empresa bem capitalizada e preparada para seguir com os investimentos. Acabou de construir, inclusive, uma nova usina na cidade de Angélica, no Mato Grosso do Sul. No próximo ano, será construída outra, desta vez em Ivilhema.

944-07ENERGIA É UM NOVO PRODUTO – Mário Ferreira Campos Filho é assessor econômico do SINDAÇÚCAR – Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais, e do SIAMIG – Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de Minas Gerais. Presente na inauguração, informou que a Usina Monte Alegre é associada desde a fundação do sindicato. Manifestou a sua satisfação pela inauguração, pois a energia é um novo produto do setor. Sempre produzir energia, mas para consumo próprio. Agora, está vendendo esta energia na rede. Portanto, o setor passa a contar com esta nova receita dentro do mix. Mas é importante também para o Brasil, pois o país precisa de energia para ter condições de crescimento. O setor tem condições de produzir a energia de uma forma mais rápida através do bagaço da cana. Este bagaço é queimado e, futuramente, a palha também será aproveitada para a geração de energia. Com isso, será possível colocar mais energia na rede, superando os entraves ambientais hoje existentes. “O setor sucro-energético pode dar uma resposta mais rápida e Minas é o estado que mais tem crescido no país nos últimos cinco anos”, falou.
O assessor econômico ainda destacou a profissionalização do setor sucro-energético. No caso da Usina Monte Alegre, a empresa já coloca os três produtos no mercado: açúcar, álcool e energia. A empresa é uma das pioneiras a fazer a co-geração. Ou seja, representa um passo importante no trabalho conjunto da Cemig com várias outras empresas em toda Minas Gerais.
 

Pesquisa

capa1224.jpg

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Visitantes Online

Visitantes Online 334