Deputado Melles articulou com FNDE e associações eventos que capacitaram os gestores educacionais

Publicado em 25/09/2017 - Educação - Da Redação

Deputado Melles articulou com FNDE e associações eventos que capacitaram os gestores educacionais

Seminários em Varginha e Guaxupé reuniram 30 prefeitos e mais de 300 participantes, entre secretários de Educação e gestores de convênios nos municípios 

Fruto de uma solicitação do deputado federal Carlos Melles, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, numa parceria com cinco associações microrregionais de municípios – AMOG, AMEG, AMARP, AMBASP, AMAG e AMALG, realizou um feito inédito na região e promoveu na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, dois grandes seminários de capacitação de gestores educacionais. Os dois eventos, realizados respectivamente em Varginha e Guaxupé, reuniram mais de 30 prefeitos, vice-prefeitos, e centenas de secretários municípios de educação e gestores de convênios das prefeituras da região.

Os seminários foram conduzidos pelo diretor de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP, do FNDE/Ministério da Educação, Leandro Damy. Intitulado “Desenvolvimento da Educação – Projetos e Capacitação dos Municípios”, o primeiro evento aconteceu em Varginha, na sede do Unis Internacional, reunindo os municípios que formam as associações microrregionais Ambasp (Baixo Sapucaí), Amesp (Médio Sapucai), Amag (Circuito das Aguas), e Amalg (Alto Rio Grande). Já o segundo evento reve sede em Guaxupé, na sede de Amog, reunindo municípios da Amog (Baixa Mogiana), Ameg (Médio Rio Grande), e Amarp (Alto Rio Pardo).

Na primeira etapa, os participantes assistiram uma palestra com o diretor Leandro Damy, que falou sobre os projetos do FNDE e a execução dos programas educacionais do MEC, com orientações sobre prestação de contas, sobre obras - monitoramento e execução, e sobre plano de ações articuladas, entre outros temas de alta relevância. Na etapa seguinte, os prefeitos, secretários de Educação e demais participantes tiveram audiências individuais com técnicos do FNDE, que puderam esclarecer dúvidas, orientações e fizeram encaminhamentos de demandas relacionadas às áreas de prestação de contas, Plano de Ações Articuladas (PAR) e Obras, bem como dos respectivos sistemas operacionais – Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) e Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), oferecendo capacitação aos municípios representados pelos prefeitos e demais participantes.

“O deputado Melles é meu amigo, meu irmão, e coloca o mandato a disposição da educação, com simplicidade e determinação. É uma honra ter atendido a este convite para dois eventos realmente muito produtivos. Como mostramos, o recurso existe, mas é importante os municípios estarem habilitados para poderem receber”, disse Leandro Damy.

Ao final dos dois seminários, os participantes foram unânimes em reconhecer o valor do atendimento personalizado, que possibilitou que cada demanda pontual fossem apresentadas e as dúvidas sanadas ou encaminhadas para uma solução.

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

“É muito importante agradecer, e eu agradeço ao Leandro Damy pela disposição em ter vindo na região para este encontro inédito, o que demonstra o compromisso objetivo com a educação nesta gestão de resultados sob o comando do ministro Mendonça Filho”, disse o deputado Carlos Melles. Nos eventos em Varginha e Guaxupé, os prefeitos Antônio Silva (Varginha), Djalma Carvalho (Cristais), e o presidente da Ambasp, Robson Machado (Campo do Meio), foram unânimes em qualificar a importância da proximidade do FNDE com as administrações municipais. Também em Guaxupé, os presidentes da AMOG, prefeito Jarbas Correa Filho (Guaxupé), da Amarp, prefeito Ulisses Guimarães Borges (Caldas), e o vice da Ameg, prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, enfatizaram a iniciativa do deputado e o reflexo positivo que a vinda dos técnicos do FNDE trará para os municípios.

“Tenho que agradecer muito o deputado Melles, que trouxe o Dr Leandro e os técnicos na região, foi uma palestra e um seminário excepcional, porque todos nós tiramos as dúvidas. Foi um benefício grande”, resumiu o prefeito Jarbinhas.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, presente aos dois encontros, também destacou a política construtiva empreendida pelo deputado Melles e sua forte representação junto ao ministro da Educação. 

ascom