A Folha Regional - Artigos

O cotidiano político em notas ligeiras

Em 18/09/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

“Governabilidade é o nome que se dá à compra de apoio parlamentar para aprovar a agenda de um governo.” (Jornalista Nirlando Beirão, numa definição bem humorada sobre o momento político)

Veja +

Ato solerte e impatriótico

Em 11/09/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

“Uma vergonha esse leilão da Amazônia.” (Gisele Bundchen, abrindo o coro de vozes contra o decreto que descaracteriza importante reserva estratégica )

Veja +

José Alencar e as duas Amazônias

Em 01/09/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

A Amazônia que nos incumbe proteger, com toda força de nosso ardor cívico, são duas. Quem afirmou isso, sob aplausos, em pronunciamento anos atrás no Sindicato dos Jornalistas MG, foi José Alencar, aquele vice-presidente de inteligência aguda, arrojo empreendedor e irretocável comportamento ético em sintonia com o genuíno sentimento nacional, dons tão valiosos nesta hora desoladora em matéria de lideranças e ideias.

Veja +

O General e a Amazônia

Em 28/08/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Algum tempo atrás, por mais de duas horas, plateia estimada em 2 mil pessoas, composta na quase totalidade por associados do Lions Clube em Minas Gerais, acompanhou eletrizada – este, o termo exato - magistral exposição sobre a Amazônia.

Veja +

O Papa e a Amazônia

Em 21/08/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

A constância com que o carismático Papa Francisco é aqui evocado decorre da circunstância de que, em seu refulgente pontificado, além de mentor espiritual acatado por multidões, ele é aclamado como o mais qualificado estadista da história contemporânea. Nenhum tema de alta relevância, alusivo às angustias humanas, é desconsiderado em suas argutas percepções da vida.

Veja +

Sinistra orquestração

Em 11/08/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Como anotei no comentário passado, o emprego da repetição em matéria de informações e revelações ajuda a compor uma retórica mais convincente. Compenetrado disso, impelido por sentimentos afinados com minha crença cívica, sinto-me inteiramente à vontade para retomar, neste acolhedor espaço, o tema da conspiração internacional focada na abominável ideia da internacionalização da Amazônia.

Veja +

Óvnis e vida extraterrena

Em 07/08/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

A programação dos canais da rede “History” confere especial ênfase a narrativas de eventos ligados aos chamados objetos voadores não identificados (óvnis). O acervo das informações reunidas a propósito da intrigante temática é colossal. Câmeras e microfones das emissoras citadas ficam continuamente assestados em depoimentos e investigações acerca da aventura ufológica.

Veja +

Não mais que sete dedos de prosa

Em 31/07/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Tempos atrás, instigado pela simbologia numerológica derivada do fato de serem sete as maravilhas do mundo antigo, um punhado de leitores encaminhou a este desajeitado caçador de quimeras informações sobre o significado cabalístico do número sete. Deu cada coisa! Um nunca acabar de revelações intrigantes.

Veja +

E as jazidas de turfa do Triângulo Mineiro?

Em 24/07/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Convido meu reduzido, posto que leal, público ledor a acompanhar as considerações alinhadas abaixo. Ressalvando a condição de leigo no trato da temática abordada, disponho-me a fornecer informações, que tenho na conta de relevantes, a respeito das propriedades da turfa como fonte alternativa de energia. Como se verá no relato, a questão suscitada abre perspectiva, até aqui não cogitada, para a implementação de ações de fomento ao desenvolvimento.

Veja +

Uma certeza: não estamos sós!

Em 18/07/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Falando do especial significado do XX Congresso Brasileiro de Ufologia para a aquisição de conhecimentos relevantes no plano da instigante temática dos chamados fenômenos transcendentes, Cândida Correa Côrtes Carvalho, diretora do “Jornal de Luz”, relata experiência pessoal de avistamento de objeto aéreo de luminosidade intensa, definindo-o como “um dos espetáculos mais bonitos que já presenciei”.

Veja +

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »