A Folha Regional - Artigos

Satisfação plena

Em 15/08/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Antes de mais nada, será preciso uma advertência. E ela vem, nada menos, nada mais, pelo filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella – “A satisfação plena é assustadora: ela conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência. A satisfação acalma, limita, amortece”.

Veja +

Um poeta... Um escritor... uma saudade...

Em 07/08/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

É assim que vejo: O poeta ? o que faz para os outros? Esforça-se ao máximo, dedicando-se a sua poesia, pensando em, unicamente, entreter o seu leitor. O escritor? ? escreve suas crônicas, pensando e elaborando os seus textos, na expectativa do que o outro quer ler.

Veja +

Todo mundo é igual

Em 02/08/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Conversa! Não precisa nem sair do lugar. Como?! Todo mundo é igual. Nem pensar... De onde tiraram essa ideia. Mas, não é mesmo? Cada qual é cada um. Entretanto, acho que a afirmação só tem sentido se assim fosse: “Sentimento, todo mundo esconde. Sofrimento, todo mundo tem.

Veja +

Constipação ou difrúcio

Em 19/07/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Palavrinha da antiga mesmo! Não se usa mais hoje em dia. Mas foi muito comum dizer-se em vez de resfriado, virose, rinite, faringite, difrúcio (nariz escorrendo, coriza), sinusite (este mais conhecido), “constipado – todos os outros e, talvez, mais de 200 vírus associados às causas da constipação. É mole?!

Veja +

Tive uma ideia

Em 04/07/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Tenho, sim, uma boa ideia. Vou contar. Não é segredo. Mas, primeiro, ou antes, tenho de transformá-la em algo concreto. Muitas pessoas têm ideias novas e boas, porém estas ideias não transformam as pessoas empreendedoras, só porque tiveram boas ideias.

Veja +

Informações demais

Em 26/06/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Melhor que seja assim. Anteriormente, as informações demoravam muito alcançar todo mundo. Preferivelmente elas à falta delas. Mas, será que sabemos usá-las, selecionando aquelas que valem a pena? Lembro-me de passado recente, onde éramos órfãos de noticiários de TV e Rádio, jornais, revistas, carentes mesmo de conteúdos necessários em nossa vivência do cotidiano, escravos do saber.

Veja +

Até quando?

Em 19/06/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Quando você perceber que, para produzir, crescer e subir na vida, precisa enfiar a cara no trabalho e esquecer o resto e batalhar muito; quando perceber que muitos ficam ricos facilmente mediante subornos e por influências, muito mais que pelo trabalho; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se torna sacrifício; então, meu caro leitor, dá vontade de desistir.

Veja +

Quem somos nós?

Em 13/06/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

Difícil saber. Não sabemos nada de nós. Ou não importamos saber. Verdade. Queremos mesmo é saber dos outros, aqui, sim, sabemos muito. “Temos que nos tornar a mudança que queremos ver”, de Mahatma Gandhi.

Veja +

Você não joga contra o tempo

Em 05/06/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

O tempo é implacável. O tempo passa, o tempo voa e as coisas boas e ruins vão só ficando para trás. Não adianta ficar rebuscando, não tem volta. O que passou, passou, é passado. Algumas coisas podem até voltarem, mas nunca como dantes.

Veja +

Preto no branco

Em 30/05/2017 - Fernando de Miranda Jorge - Da Redação

“Quem busca o suficiente, sonha em preto e branco; eu quero sonhar colorido pelo menos, viajar no impossível, caminhar nas estrelas”. Se gosto de alguém, todos os outros ficam em preto e branco, e sem sal.

Veja +

1 2 3 »