COLUNA MG (11 de Agosto)

Publicado em 11/08/2017 - Coluna Minas Gerais - Da Redação

COLUNA MG (11 de Agosto)

COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Campus do Instituto Federal pode parar
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) pode paralisar as atividades por falta de recurso. Assim como outras instituições de ensino superior federal, conforme nota encaminhada pela assessoria de imprensa do IFTM, o instituto também está sofrendo os efeitos dos cortes de recursos provenientes do governo e medidas estão sendo adotadas. No caso do IFTM, o corte no orçamento foi de aproximadamente 30% do limite para realização de despesas. De acordo com a nota, isto significa que a instituição, no momento, não possui recursos suficientes para cumprir com as suas obrigações, sequer com as mais elementares, como energia, água, limpeza e vigilância. (Jornal da Manhã - Uberaba)

Prefeitura convoca servidores
A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e o Prevmoc (Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros) convocam servidores municipais efetivos ativos, aposentados, pensionistas e dependentes, inclusive os que atuam na Câmara Municipal e no Prevmoc para o Censo Cadastral Previdenciário, cujo objetivo é levantar informações atualizadas sobre todos os amparados pelo Regime Próprio de Previdência do Município. O Censo Cadastral será realizado de 21 de agosto a 20 de outubro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas no hall de entrada da Prefeitura, observado o cronograma de participação. (Jornal de Notícias - Montes Claros)

Pais alertados sobre o transporte em Timóteo
O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou uma campanha com o tema "Transporte Escolar Seguro: Só Legalizado". Para garantir a segurança dos estudantes, os veículos usados no transporte escolar em Timóteo passam por vistoria obrigatória semestralmente. Esta semana, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou uma campanha com o tema "Transporte Escolar Seguro: Só Legalizado", voltada para os pais e responsáveis pelos alunos de todas as escolas públicas e particulares. (Diário do Aço)

Prefeitura de Sete Lagoas desmente boatos
A Prefeitura de Sete Lagoas deve finalizar na próxima semana a Concorrência Pública 02/2017 para definir quem vai ficar com as contas de publicidade da administração direta, SAAE e Secretaria de Saúde. O processo com valor total de quase R$ 7 milhões está sendo disputado por empresas com forte atuação na área pública e, nos últimos dias, sofreu fortes acusações por meio de redes sociais e do aplicativo WhatsApp. A administração municipal desmente qualquer favorecimento na licitação. Segundo denúncias a contratação da agência seria influenciada por agentes políticos ligados à Prefeitura com a intenção de fazer "caixa de campanha" para o pleito do próximo ano. (Sete Dias - Sete Lagoas)

Número de casos de sífilis preocupa
Uma doença que parecia controlada voltou a preocupar o setor de saúde de Varginha. A sífilis, transmitida por relação sexual sem proteção ou transfusão de sangue, voltou a ter casos confirmados na cidade e trouxe um sinal de alerta - a falta de proteção em relações sexuais e a demora na busca pelo tratamento. Em 2017, já foram diagnosticadas 20 pessoas infectadas na cidade apenas no primeiro semestre. O número assusta quando comparado com os últimos dois anos, quando nenhum caso foi registrado. Em um estágio mais avançado, a síflis atinge órgãos como o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, além de pele, músculos e também ossos. (Correio do Sul - Varginha)

Curso de medicina veterinária visita abrigo
No semestre passado, alunos do curso de medicina veterinária do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) colocaram em prática o projeto Terapia com Animais, que consiste em promover o contato entre cães e crianças, adolescentes e idosos que vivem em abrigos conforme informações de Vinícios Godoi de Paula, presidente do Centro Acadêmico de Veterinária. Nesse 2° semestre, a primeira entidade contemplada foi o abrigo Cristo Rei, que nessa segunda-feira, 7, recebeu o projeto pela terceira vez. Além de cães, os estudantes levaram alegria e diversão aos internos por meio de música e interação entre o grupo e os idosos. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

Feira de calçados alavanca negócios
Entre a próxima terça e quarta-feira, 15 e quinta, 17, o Centro de Convenções de Nova Serrana recebe a 20ª Feira de Calçados (Fenova), a maior feira de calçados de Minas Gerais. Compradores e expositores mantêm uma proximidade que possibilita melhores negócios e atendimento personalizado. Durante a feira serão apresentados os lançamentos das coleções primavera verão 2018 para lojistas, representantes comerciais e exportadores, através de produtos de qualidade e preços competitivos que estarão nas vitrines de todo o país. A realização da Fenova em Nova Serrana traz outras vantagens, como fácil acesso à capital mineira e às cidades que compõem o polo calçadista. Diversas empresas participam do evento, reunindo mais de 200 marcas de calçados em um só lugar. (Portal Agora - Divinópolis)

9ª Copa CDL de Kart tem início na próxima terça
Já está tudo pronto para a 9ª edição da Copa CDL O Tempo Betim de Kart, que começa na próxima terça-feira (15). A competição, que é uma das mais tradicionais da cidade, acontece no Kartódromo Internacional de Betim. Os interessados em participar da competição ainda podem garantir uma vaga. É que as inscrições poderão ser feitas até a data de iniício do torneio. Assim como na edição passada, o campeonato será disputado em oito etapas, sendo divido em quatro categorias (três masculinas e uma feminina), com uma rodada por semana, até chegar à grande final, marcada para o dia 30 de setembro. (O Tempo - Betim)