COLUNA MINAS GERAIS

Publicado em 16/06/2017 - Geral - Da Redação

COLUNA MINAS GERAIS

Indígenas emocionados no gabinete do prefeito
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e o secretário Municipal de Governo Pio de Castro Motta, receberam no gabinete oficial da Prefeitura, membros da Aldeia Indígena de Cachoeirinha, juntamente com a equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai); e equipe Municipal da Saúde Indígena, além de vereadores. A audiência marcou o primeiro encontro dos membros da etnia Maxakali da Aldeia de Cachoeirinha com o executivo municipal. O objetivo foi construir o resgate do relacionamento entre o poder executivo e os indígenas, que foi perdido ao longo dos últimos anos. Sucupira afirmou que vai ser difícil retomar o tempo perdido do abandono que a população indígena sofreu, mas que vai fazer o que for necessário para atendê-los a partir de agora. (Diário Tribuna de Mucuri - Teófilo Otoni)

Santa Cruz adere ao Projeto de Mediação
Na noite dessa terça-feira, 13, a comunidade santacruzense acompanhou o lançamento do Projeto "Mediação e Conciliação de Conflitos", que já começa a funcionar na próxima segunda-feira, 19. Os atendimentos serão feitos na Secretaria de Assistência Social, a partir de agendamento prévio, contando com pessoal forense e estudantes de Direito da Faculdade Dinâmica/Ponte Nova. Representantes do Executivo e do Legislativo de Santa Cruz do Escalvado recepcionaram a juíza Dayse Mara Silveira Baltazar, diretora do Fórum da Comarca de Ponte Nova. A magistrada apresentou o projeto e parabenizou o empenho da Prefeitura em atender a demanda da população. (Folha de Ponte Nova)

Alunos serão monitorados via satélite
A Prefeitura de Guaxupé apresentou aos moradores da zona rural a nova tecnologia que será adotada no transporte municipal. Nos próximos dias, visando a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais e responsáveis, cada estudante transportado receberá um chaveiro com um chip. A utilização deste chaveiro garantirá informações importantíssimas como a localização e horário do embarque e do desembarque, o trajeto e a velocidade do veículo. Aproximadamente 700 alunos das escolas municipais e estaduais são transportados diariamente pela Prefeitura, num total de 1000 Km/dia. O município é pioneiro na região a utilizar esta tecnologia de monitoramento. (Folha Regional - Muzambinho)

Profissionais da Educação podem ter plano
O vice-prefeito Duílio de Castro, de Sete Lagoas, encaminhou ao Secretário Municipal de Educação, Gutemberg da Silva, proposta de criação de um plano de cargos e salários para os servidores municipais de Educação. No documento protocolado na Secretaria de Educação o vice-pre-feito solicita a criação de uma comissão de estudos para avaliação e posterior implantação do Plano de Cargos e Salários para os profissionais da Educação do município, que tem como finalidade buscar o incentivo à categoria principalmente para que tenham conhecimento de seus direitos. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

Museu Calmon Barreto é reformado
O Museu Calmon Barreto passou por reformas importantes para oferecer melhor estrutura aos seus visitantes. Em um prazo de dois meses, o museu teve as seguintes melhorias: troca de lâmpadas; limpeza no piso; pintura interna e externa do espaço e recuperação de esculturas. A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Annette Akel, ressalta que recebeu um grande apoio da administração municipal e que a reforma foi viabilizada pelo Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema). (Diário de Araxá)

Câmara de Machado aprova nova proposta
A Câmara de Vereadores de Machado aprovou, na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 12, uma proposta enviada pelo Executivo com o objetivo de promover adequações e cortes de gastos no município. A medida estipula a reestruturação administrativa e organizacional de todas as secretarias da Prefeitura e, ao mesmo tempo, reestabelece cargos de servidores que estavam defasados, atualizando-os e extinguindo outros, bem como estipula a padronização das gratificações e funções de confiança da Administração, o que deve reduzir a folha de pagamento do Executivo em mais de R$ 600 mil durante todo o mandato. (Gazeta Machadense)

Vereadores aprovam exames para DST
A reunião da Câmara Municipal de Muriaé desta semana teve a discussão e a aprovação de vários projetos, alguns de grande significância para o Município. De autoria do vereador Dr. José Carlos (PSB) foi aprovado o projeto que prevê a implantação do teste rápido de HIV, Hepatite B e C e VDRL (generalizar) a todas as gestantes hospitalizadas para terem o seu bebê, independente do vinculo ou convênio, incluindo as internações particulares. Esse trabalho será monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé. Segundo o vereador Dr. José Carlos esse serviço hoje é somente oferecido às gestantes do SUS, tornando-se discriminatório para com as demais gestantes. (Gazeta de Muriaé)