Caps e USF Lagoinha comemoram Dia da Atividade Física em Paraíso

Publicado em 20/04/2017 - Região - Da Redação

Caps e USF Lagoinha comemoram Dia da Atividade Física em Paraíso

Uma parceria firmada entre o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Unidade de Saúde da Família do bairro Lagoinha proporcionou aos usuários celebrar o Dia da Atividade Física, data comemorada no dia 6 de abril. Funcionários e pacientes se reuniram na manhã de quinta-feira, 20, na Praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha) para realizar várias atividades e, principalmente, promoverem a prática e a conscientização dos benefícios do exercício físico.

A iniciativa do encontro partiu do educador físico Allen Cristiam Cruz que aproveitou o fato de acompanhar, semanalmente, os usuários do Caps AD na praça da Lagoinha para praticarem exercícios físicos. Esse fato ajuda no tratamento e também promove a interação entre eles e a população que faz exercícios no local.

A parceria entre Caps e USF reuniu várias pessoas que realizaram diversas atividades como alongamento, exercícios e dança. A funcionária pública aposentada Rosângela Calheiros é moradora da região e disse que utiliza a Lagoinha com frequência para fazer caminhadas. "Hoje está sendo um dia especial com estas atividades e com a participação de mais pessoas", comenta. Animada, ela disse ainda que gosta de utilizar os aparelhos da academia ao ar livre para se exercitar.

Para a dona de casa Lucimara Souza, depois que teve um problema de saúde, a prática de exercícios físicos passou a ser uma constante. "Tive uma fratura de braço após uma queda e, depois disso, tive que fazer fisioterapia", diz. Atualmente, mesmo já tendo passado quase um ano do acidente, ela continua se exercitando. "Preciso movimentar e estas atividades que acontecem me ajudam bastante, acredito que as outras pessoas também se beneficiam", completa.

A Organização Mundial de Saúde aponta o sedentarismo como o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Ressalta-se que a prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhoria da autoestima, reduz o stress e contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.
O recomendado pelos médicos é fazer, pelo menos, 45 minutos de exercício físicos por dia.

texto: Aline Andrade / fotos: Denis Menezes