Vice-prefeito de Juruaia fala de sua trajetória na Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em 16/07/2017 - Região - Da Redação

Vice-prefeito de Juruaia fala de sua trajetória na Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira, dia 13 de julho, o vice-prefeito e secretário de saúde, Jaime Prado Bardi, passou a pasta da saúde para o gestor Marcio Lopes. Segundo ele a decisão foi tomada para que possa atuar intensamente junto ao prefeito municipal Claudeci em todos os setores da Prefeitura, e assim contribuir ainda mais com a administração 2017-2020 e com toda a população juruaiense.

Trajetória
O vice-prefeito assumiu a secretaria de saúde no início deste ano, encontrando no setor uma demanda reprimida em diversas áreas da saúde pública. O seu maior desafio foi atender a todos os pedidos de exames atrasados que, segundo os dados, havia mais de 600 pedidos de ultrassonografia, muitos pacientes na fila de espera por uma cirurgia de catarata e, desde 2012, um grande atraso nos exames de ressonância magnética. Estas são algumas das demandas que foram solucionadas pelo ex-secretário, muitas cirurgias de catarata já foram feitas e outras já estão encaminhadas. A partir do dia 17 de julho o Resso-móvel, caminhão equipado com aparelho de Ressonância Magnética, realizará um mutirão de exames que estima atender parte da demanda. Além disso, em apenas 6 meses já foram realizados cerca de 400 exames de ultrassonografia e a expectativa é que seja zerada a fila de espera para este exame até o mês de agosto.
O Laboratório Flamarion do município de Alfenas foi um grande apoiador para que fosse possível a realização de diversos mutirões para realização de exames laboratoriais, trazendo maior agilidade nos resultados.
O vice-prefeito deixa também a herança conquistada no valor de R$300.000,00, publicada e empenhada pelo Governo do Estado na resolução 5657/2017 SESMG através do Secretário de Estado e Deputado Federal Odair Cunha e do Deputado Estadual Emidinho Madeira. O valor será utilizado para o custeio de ações voltadas para a saúde no município.
O contrato com a Conderg foi renovado e ampliado com profissionais especializados em Divinolândia - SP. A equipe também avançou seu atendimento com a criação do REMUME (relação municipal de medicamentos), com o apoio dos farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde e a aprovação do Conselho Municipal de Saúde possibilitou a ampliação da relação de medicamentos ofertados para 2017.
Está em andamento o projeto referente ao protocolo para pedidos de exames e procedimentos a serem realizados, com ele será possível ter maior agilidade no atendimento médico e laboratorial.
O prefeito e eu, vice-prefeito, ousamos em inovar, e elegemos como presidente do CISLAGOS o Prefeito Municipal de Alfenas, Luiz Antonio da Silva. Ele é um grande parceiro de Juruaia no auxilio à saúde municipal, para otimizar os recursos e aumentar o número de consultas e atendimentos através dos CISLAGOS.
Em entrevista o vice-prefeito afirmou “A minha atuação na saúde foi algo extremamente gratificante, pois conseguimos ajudar o próximo sem distinção de raça, cor ou posição social e temos a sensação de que nosso trabalho vai além do simples dever cumprido, me sinto realizado e feliz por tudo o que fiz, por todos que ajudei no momento mais delicado de suas vidas.
Agradeço muito a todos os colaboradores que contribuíram de maneira ímpar para o bom funcionamento da secretaria e para o atendimento de qualidade aos pacientes. Também tive um bom trânsito com a diretoria e os funcionários do Hospital Monsenhor Genésio, o maior prestador de serviços para a Secretaria Municipal de Saúde.
Desejo ao novo secretário e a todos os colaboradores muita sorte e determinação, contem sempre comigo para alcançarem seus objetivos e fazer de Juruaia uma cidade mais saudável e cheia de vida. As pessoas muitas vezes aguardam de nós, como gestores, a realização de mudanças drásticas, porém estas vão acontecendo com o tempo, gradualmente, por isso o diálogo e a participação ativa de toda a equipe e a população juruaiense é essencial para que tudo ocorra da melhor forma, com eficiência e assertividade.
Nossa administração buscará estreitar o relacionamento com a população de Juruaia e com o apoio do Governo de Minas Gerais através da minha proximidade e amizade com o Secretário de Estado, Odair Cunha, pretendemos trazer outras conquistas para nossa Juruaia.”