Entre os capturados está o guaxupeano Valcinei Vítor, o popular Neno, que teria matado a própria esposa, Gisele, há alguns meses, em Poços de Caldas. No bando também consta o nome de Valter Gomes de Andrade, conhecido como “Cicatriz ou Banana”
Os três últimos estavam numa chácara mocoquense, onde foram abordados. Antes, no entanto, eles haviam escapado de uma emboscada policial na zona rural de Guaranésia. Levados à delegacia de Guaxupé, os suspeitos estão sendo submetidos a diligencias de reconhecimento pessoal para evidenciar suas participações em outros assaltos na região. Já no último domingo, policiais militares e civis prenderam os montebelenses Paulo Aparecido Jacinto e Francislei Aparecido de Figueiredo (Fran), os quais foram reconhecidos e confessaram a participação no crime em fase de apuração.
Conforme o delegado Gustavo Henrique, Fran se criou nas imediações do sítio localizado no Bairro Rancharia, em Monte Belo, onde foi morto o proprietário, Ivo Pio dos Santos, de 71 anos. O acusado, inclusive, foi um dos mentores do roubo na propriedade do aposentado. Fran chegou a ser funcionário do local e articulou o crime junto com “Neno”, também chamado por ele de “Primo” ou “Mateus”. Na ação, eles mataram a vítima com quatro tiros, tendo levado apenas R$ 127,00 em dinheiro de sua casa, além de uma cartucheira antiga.
Após entrarem na casa da vítima Ivo Pio dos Santos, parte do bando invadiu e roubou a casa do irmão de Ivo, identificado como Nilton Santos. O imóvel fica próximo à primeira casa-alvo da quadrilha, onde os integrantes amarraram todas as pessoas que se encontravam dentro da casa e subtraíram cerca de R$ 800,00 em dinheiro. O delegado montebelense, Sílvio Sérgio, que preside o inquérito policial, colocou-se à disposição da autoridade policial de Botelhos-MG, onde ocorreram ainda dois roubos similares na zona rural e na área urbana.
Agora, as polícias Civil e Militar de Guaxupé e região procuram por Vinícius Gomes de Andrade, conhecido como “V”. O rapaz é irmão de Valter Cicatriz e seria o chefe da quadrilha, tratando-se do autor dos disparos que vitimaram o sitiante Ivo Pio. Vinícius é considerado de alta periculosidade e está foragido da Penitenciária de Hortolândia, no interior de São Paulo. Em Limeira, também no estado paulista, Vinícius e seu irmão Valter eram conhecidos e procurados por praticarem assaltos em chácaras, sítios e fazendas de veraneio, segundo informações da Delegacia de Investigações Gerais daquela cidade paulista.
Outro crime - Conforme a polícia, existem evidências de que o bando ou parte dele possa ter envolvimento na morte do idoso Vítor Deolindo da Silva, na Fazenda Viradouro, zona rural de Guaxupé, ocorrido há pouco tempo. Isto, uma vez que a motocicleta Twister, de cor preta, apreendida pela Polícia Civil guaxupeana em poder de Neno, teria sido vista nas imediações dias antes do fato. Além disso, o próprio Vítor teria mencionado a moradores da referida localidade que estaria sendo seguido por dois indivíduos numa motocicleta. Assim, a polícia não descarta o envolvimento do bando no outro assassinato, onde também foram subtraídos valores em dinheiro da vítima. “O que chama a atenção, é que a vítima Vitor Deolindo foi contida nas mãos com fitas adesiva similares às que foram usadas para conter as vítimas na casa do sr. Nilton, na localidade denominada Rancharia, em Monte Belo-MG”, completou o delegado Gustavo Henrique.
As armas utilizadas pelo bando, segundo os delegados e agentes, podem estar em poder do suspeito Vinicíus, vulgo “V”. Ao todo, foram apreendidas duas motocicletas, sendo uma CG 150 Titan e a já mencionada Honda Twister, de cor preta. Isto, sem contar um cordão de ouro, vários aparelhos celulares, além de outros materiais considerados importantes pela polícia na produção da provas.
O inquérito policial será concluído no prazo de trinta dias e devidamente remetido à Justiça Pública da comarca de Monte Belo, sendo certo que, a partir da identificação do bando em outras práticas criminosas, os inquéritos serão devidamente instaurados e remetidos ao Poder Judiciário das respectivas comarcas.
O caso de Neno - Valcinei Vítor (ou Neno) é foragido da cadeia pública de Guaxupé, onde cumpria pena no início da década pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas, condenado à sete anos e sete meses de reclusão em regime fechado (ele era o último preso foragido do extinto regime fechado da cadeia pública de Guaxupé). Além disso, Neno, ou Mateus, é acusado de homicídio contra a própria esposa, Gisele de Paula Batista, com quem morava no Bairro Jardim Ipê, em Poços de Caldas. O assassinato ocorreu no dia 23 de maio último e chocou a população guaxupeana, onde a vítima nasceu e foi criada pela família. O ato foi veemente repudiado também pela comunidade de Poços, já que Neno se fazia passar por mecânico de motos naquele município.
Gisele teria sido morta às 4h50 daquele dia, conforme o delegado Carlos Camargo, titular da delegacia de crimes contra a vida em Poços. Neno teria chegado em casa e iniciado uma discussão com sua mulher, a qual culminou numa luta corporal, tendo ele desferido vários golpes contra ela. “O rosto de Gisele ficou bastante machucado em função dos socos e pontapés que ele aplicou contra o corpo e o rosto da esposa”, contou o delegado.
O barulho da confusão protagonizada pelo casal fez com que os vizinhos acionassem a Polícia Militar, que chegou ao endereço dos dois, tendo sido recebida pelo próprio Valcinei. O rapaz, porém, quando avistou os soldados, nada disse, tendo montado numa motocicleta, Twister 250’’, da cor preta e fugido do local. A mesma moto, vale lembrar, foi apreendida pela Polícia Civil de Guaxupé-MG durante a diligência em Mococa, na semana passada. Quanto à sua participação no latrocínio do idoso Ivo Pio dos Santos, Neno teria proposto o roubo aos demais integrantes do bando e acionado os comparsas de Mococa e Limeira para o cometimento do crime em questão. Os capturados encontram-se recolhidos no presídio entre Guaxupé e Guaranésia, à disposição da Justiça.








