Programa “Qualidade de Vida” comemorou Dia Mundial da Água

Publicado em 24/03/2019 - cidade - Da Redação

Programa “Qualidade de Vida” comemorou Dia Mundial da Água

E o Programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente, realizou edição Comemorativa ao Dia Mundial da água. As gravações aconteceram no campus Muzambinho e na Fazenda Santo Antônio do Campestre.
Sendo a água elemento fundamental para a manutenção da vida e para os processos produtivos na agricultura, o quadro “Pausa para Sustentabilidade” recebe o Professor e atual Reitor do IFSULDEMINAS – Marcelo Bregagnoli.    
Durante a entrevista o convidado destaca a importância da preservação dos recursos naturais, além de elencar as ações e desafios no âmbito institucional das práticas sustentáveis. Destaca ainda o envolvimento social e o pertencimento da comunidade para as pautas ambientais, e reflexões acerca da transversalidade das temáticas.
“ A sociedade precisa estar engajada não apenas em propostas e iniciativas, mas na ação contínua em busca de soluções diárias. Soluções estas, que dependem de cada um de nós e que consequentemente impactarão no todo”, afirma o professor.
No Bloco “Destaque do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho” o sanfoneiro do Curso Técnico em Agropecuária André Vidoni Faria descreve sua inspiração pela sanfona, seu estilo musical e os caminhos que permitiram que chegasse até a Instituição.
De acordo com André “ A música é a oportunidade da demonstração da cultura e da tradição que precisa ser mantida, pois representa histórias e memórias importantes”.
O quadro “Café com Prosa” recebe a empresária Raquel Gomes Souza, responsável pela produção do café e cachaça Muzambinho. Em visita na propriedade são conhecidas as lavouras, processos de produção, torrefação, embalagem e alambique.
De acordo com Raquel “O café Muzambinho é uma empresa sólida, ética e com compromisso ambiental através da preservação de nascentes, uso racional dos recursos naturais e pautada na segurança e saúde dos trabalhadores”.
Foram apresentadas as etapas de produção do café tradicional e dos cafés especiais e a história familiar com sua tradição e respeito ao meio ambiente.
No Quadro “Click Ambiental” o Engenheiro Mecânico Claudemiro Serra Castro Ferreira apresenta ações e soluções voltadas para Tecnologia, transformação e reciclagem de poliéster.
Em suas experiências internacionais revela como os países da Europa buscam superar os desafios na produção de lixo plástico e os impactos sobre a economia.
De acordo com o Engenheiro “ A população ainda desempenha atitudes e comportamentos consumistas, sem considerar o volume e quantitativo produzido, assim como os danos provocados ao meio ambiente”.
Os episódios vão ao ar na próxima semana e estarão disponíveis no site institucional, instagran e facebook e pelo sitio virtual Muzambinho.com.
Que a consciência ambiental prevaleça sobre os interesses econômicos e sobre os processos do desenvolvimento e permita a capacidade de vida na terra e pela terra.
Que não nos esqueçamos que somos água, que somos terra e que somos coletividade. A água que se torna imprópria para consumo deixa de se tornar vida e se transforma em veículos de doenças.
Que o dia de 22 de Março proporcione reflexões e ações de mudança capazes de garantir o equilíbrio natural de espécies e de ecossistemas, de plantas, de animais e principalmente do homem que desprovido de razão aniquila e destrói o seu meio.