Romeu Zema continua “Giro pelo Estado” em Janaúba e escuta demandas da população do Norte de Minas

Publicado em 23/03/2019 - politica - Da Redação

Romeu Zema continua “Giro pelo Estado” em Janaúba e escuta demandas da população do Norte de Minas

Governador aproveitou ida ao município e conheceu a creche Heley de Abreu, incendiada em outubro de 2017 

O “Giro pelo Estado” do governador Romeu Zema, na quinta-feira (21/3), continuou pelo Norte de Minas com a ida a Janaúba, onde ele esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Heley de Abreu – antiga Gente Inocente, incendiada em outubro de 2017 pelo então vigia da instituição, causando a morte de 14 pessoas, sendo dez crianças. Zema ainda se reuniu com empresários, visitou o Hospital Municipal e uma usina fotovoltaica. 

O governador lamentou o ocorrido em 2017 e destacou a importância da união de esforços para superar as tragédias e evitar que outras aconteçam. “Fiz questão de vir à creche, porque sei que tragédias, como essa, nos ensinam muito. Vemos, agora, uma escola totalmente reconstruída. Não podemos deixar de atender a quem mais precisa da presença do Estado”, disse. 

Atualmente, a Cemei se chama Heley de Abreu, em homenagem à professora, de mesmo nome, que sacrificou a própria vida e conseguiu salvar diversas crianças do incêndio. A professora Jessica Morgana foi homenageada dando nome ao pavilhão pedagógico e a auxiliar de serviços gerais Sra. Geni Oliveira também foi homenageada com seu nome no pavilhão administrativo. Ambas morreram no incêndio, salvando a vida das crianças. 

Investimentos 

Durante a agenda de trabalho em Janaúba, Zema destacou as ações de seu governo para atrair novos investimentos para o Estado alavancar a economia, principalmente a regional. O governador também se reuniu com empresários e entidades empresariais da região. 

“A principal dificuldade do governo é a falta de recursos, e quando o Estado está assim, não temos condições de fazer novos investimentos, mas o que depender de trabalho nós vamos fazer e tentar amenizar a situação de quem trabalha. Minas tem tudo para dar certo, povo empreendedor, trabalhador. Tenho a honra de estar à frente desse desafio. Quero muito mais do que construir obras, deixar um legado de que o dinheiro público tem que ser respeitado”, afirmou. 

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, destacou a “simpatia pelo novo modo de governar” de Romeu Zema. Segundo ele, essa transparência é fundamental para estreitar as relações entre o governo e os municípios. “Estamos torcendo para esse novo método dar certo no Estado. Estamos aqui relatando as nossas dificuldades. Como gestores, sabemos das dificuldades”, disse. 

Já o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porteirinha (Aciport), Cássio Samuel Mendes França, valorizou a mudança de postura da nova gestão em abrir espaço para conversar com os empresários. “A mudança começa por aqui, a gente não tinha a oportunidade de mostrar os nossos problemas. Essa aproximação é muito importante para o desenvolvimento da região, que possui grandes empreendedores, mas que, às vezes, faltam oportunidades”, pontuou o empresário. 

Energia 

Zema também visitou outro importante polo de desenvolvimento da região: a energia fotovoltaica. Ele conheceu a Usina Fotovoltaica Janaúba, inaugurada oficialmente em fevereiro deste ano. Esta é a primeira usina destinada a clientes de baixa tensão, comércio e pequenas indústrias, da Cemig Geração Distribuída (Cemig GD), em sociedade com a Mori Engenharia, empresa de soluções em energia solar. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas é o estado que mais gera energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas. 

O governador ainda conversou com diretores da usina e da Cemig e destacou a oportunidade de investimentos no setor. “Precisamos apoiar projetos como esse, que auxiliam na produção de energia de forma sustentável e eficiente, além de trazer novos investimentos para o Estado”, afirmou. 

Saúde 

A última agenda do governador no município foi uma visita técnica ao Hospital Municipal de Janaúba. Zema esteve acompanhado do secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos, e conheceu as instalações, conversou com os gestores, funcionários e ouviu as suas demandas. O hospital enfrenta dificuldades financeiras, oriundas dos últimos governos. 

“Fizemos uma visita técnica para diagnosticar os principais problemas da instituição e que estão atrapalhando a plena execução de seus serviços. Foi uma reunião com a equipe gestora, a prefeitura e demais representantes para traçarmos metas de trabalho. Todos os esforços possíveis serão empenhados para atender as demandas da população”, afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos.


SEGOV